Tributação de empresas médicas
Veja o vídeo:
Já na Pessoa Jurídica você pode fazer um planejamento para diminuir esse gasto com impostos, mas é necessário cálculos para avaliar a melhor forma de enquadrar sua empresa, seja o enquadramento como: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Vamos falar das duas principais formas que podem ser vantajosas para médicos e clínicas que é o Simples Nacional e Lucro Presumido.
No Simples Nacional uma das vantagens é menor burocracia, que vai desde menos guias de impostos pois existe uma única guia chamada de DAS “Documento de arrecadação do Simples” que engloba todos os tributos federais e municipais em única guia, e das declarações mensais que são simplificadas e em menor quantidade. Porém atualmente pois estamos gravando esse vídeo em 2018 e o Simples Nacional para médicos se enquadra nos anexos III ou V, e necessita chegar algumas regras, que vai depender da forma que sua empresa está trabalhando em relação a faturamento e encargos e despesas trabalhistas, essa análise vai demonstrar se compensa ou não esse enquadramento, é necessário fazer simulações com seu contador.
Já no Lucro Presumido pode ser bem vantajoso para alguns médicos ou clínicas, vou explicar um pouco mais:
No Lucro Presumido a alíquota de impostos federais é de 11,33% e mais o ISSQN da Prefeitura, que normalmente fica entre 2 e 3% para médicos, vai depender do seu Município.
Com isso nós indicamos que seja feito um estudo tributário de sua situação atual e projeção futura, pois você pode ter uma economia de até 60%, como já vimos alguns casos.
Outra vantagem da PJ é que nós elaboramos toda sua contabilidade, e com isso após seu encerramento anual do seu Balanço, é possível a retirada de Lucros isentos do IRPF.
Quer saber mais dos nossos serviços para médicos e clínicas?
contato@gomesconsultoria.com.br
Contrate:
Trabalhe com a Gomes Contabilidade e tenha mais tempo para se dedicar ao seu objetivo principal, atender bem seus pacientes. Peça um orçamento.
contato@gomesconsultoria.com.br
(17) 99612-1144