Qual a Burocracia do Médico ter CNPJ?
Mesmo após anos de estudo e residência, ao iniciar a atividade o médico também precisa encarar as dificuldades burocráticas que todas as empresas no Brasil passam.
Sempre temos a impressão de que quem abre uma empresa, acaba ficando sem tempo para trabalhar nela.
A maioria dos médicos formados se depara com a questão que precisa ter um CNPJ, seja para atuar em seu próprio consultório ou clínica, ou mesmo para prestar serviços em Hospitais e clínicas de terceiros.
Porém, a administração contábil correta é um componente importante de qualquer clínica médica, por trazer profissionalismo aos pacientes e regulamentar o fluxo de trabalho de sua clínica. Para isso, é importante para o médico ter CNPJ.
E tem mais, o médico prestador de serviço fechará mais facilmente contratos, hoje em dia 90% ou mais das clínicas e hospitais somente contratam o médico já com CNPJ.
A abertura de uma empresa médica
Esse conceito de que abrir uma empresa consome muito tempo e dinheiro do profissional responsável já não é tão problemático como antes.
Através de algumas ótimas ferramentas de desburocratização, como o Portal do Empreendedor, que facilita a inscrição de profissional enquadrados como MEI, hoje é possível legalizar suas atividades de forma rápida e simples. Com isso, é possível que o médico tenha seu CPNJ.
No caso especial dos médicos, por se tratar de um prestador de serviço, essa legalização da parte burocrática se torna ainda mais facilitada. Um cenário muito comum, que a maioria dos médicos passa, principalmente no começo da carreira, é a prestação de serviços em clínicas e hospitais.
Dessa forma, o profissional médico terá no seu CNPJ o mesmo endereço de sua residência. Por ser classificado como prestador de serviços, é entendido que o profissional não prestará serviços em sua residência, servindo ela apenas como ponto administrativo de suas ocupações.
Assim, a emissão de notas fiscais se torna possível em poucos dias, o que pode variar em cada Município de acordo com suas regras.
Para os consultórios ou clínicas mais complexas que realizam procedimentos médicos complexos como cirurgias e exames pode demorar mais é claro e ficar mais caro, isso porque exigirá uma série de licenças necessárias para atuação.
Com a legalização, é importante citar que o profissional terá que recolher alguns impostos devidos. Indicamos que, para você não perder seu precioso tempo de atendimento tentando entender todos os requisitos legais no Brasil, que é de fato complexo, contrate sempre um profissional especialista para auxiliar sua parte contábil, que conheça seu ramo de atividade.
Um médico ter CNPJ ainda poderá servir como fator de confiança para seus clientes.
Você pode querer considerar a terceirização da sua parte contábil, se puder. Isso eliminará grande parte da carga de trabalho da sua equipe. Mas mesmo se você optar por fazer as coisas internamente, convém contratar alguém com experiência nesse processo.
Ter sua própria clínica média exige um esforço incrivelmente desafiador, mas pode ser muito recompensador, e é uma meta que muitos médicos almejam.
É também uma das tarefas mais desafiadoras que você enfrentará como profissional, da logística empresarial ao planejamento financeiro.
Abrir sua própria empresa pode ser intimidante. No entanto, ao dar um passo de cada vez e tomar decisões inteligentes, você se preparará para crescer e contribuir, pois o empreendedor ele não só gera ganhos individuais e financeiros, mas contribui para um país melhor gerando emprego e renda para as pessoas.
Se você precisa de ajuda para avaliar a abertura de seu CNPJ Médico sendo prestador de serviços, ou para clínica médica, somos especialistas em contabilidade médica.
Entre em contato.