Psicólogo Recém Formado Pode Emitir Nota Fiscal ou Recibo aos Pacientes?
A psicologia é a ciência dos fenômenos psicológicos e foi estabelecida nas universidades desde o século XIX. Desde então, muitas áreas da psicologia surgiram, incluindo a análise do comportamento e a psicanálise.
Não é incomum que essa escolha profissional seja feita para entender a si mesmo e o próprio comportamento, o aconselhamento e o tratamento não precisam estar em primeiro plano, como é o caso de um médico, por exemplo.
A maioria dos psicólogos trabalha por conta própria, mas também há muitos funcionários de em empresas de diversos mercados. Em clínicas, centros de saúde ou centros de terapia. O número de psicólogos empregados aumentou significativamente nos últimos anos, dada ao entendimento dos benefícios desse profissional a todos os outros funcionários das empresas. O número de pessoas com problemas de saúde mental e doenças aumentou tremendamente nos últimos anos.
Os psicólogos geralmente têm oportunidades de entrada na carreira muito boas. Nos negócios, por exemplo, em empresas atuando coaches ou em pesquisas de mercado, eles têm boas perspectivas de carreira.
Uma dúvida que muitos psicólogos tem quando começam a trabalhar após a formatura diz respeito a emissão do recibo ou nota fiscal do psicólogo. Mesmo quando ainda se tem poucos pacientes, um psicólogo no começo de carreira precisa emitir notas fiscais a todos os seus pacientes atendidos?
A importância da nota fiscal
Uma nota fiscal, muitas vezes confundida com um recibo, é o documento que garante que a empresa, ou profissional liberal, atua na legalidade perante os regulamentos municipais, estaduais e federais. A emissão do recibo ou nota fiscal do psicólogo deve ser feita em todos os atendimentos.
É importante citar que no Brasil uma nota fiscal de um serviço de atendimento de saúde, como em uma sessão com o psicólogo, pode ser requisito para se conseguir o reembolso nos planos de saúde. E ainda, por se tratar de questões médicas, é possível também um pequeno abatimento no Imposto de Renda, que deve ser declarado por todos que atingiram um total de recebimento estipulado no começo do ano.
Mesmo no começo do exercício da profissão, é recomendado para todos que os psicólogos recém formados que legalize seu negócio próprio.
Pode parecer ser burocrático, e que as tarefas e custos extras trazidos pela legalização do empreendimento não valem a pena.
Mas isso não é verdade.
A legalização, além de evitar problemas com a fiscalização, aplicação de multas e também uma má fama ao profissional, passa uma imagem de profissionalismo ao seu nome, que muitas vezes é a marca dos psicólogos.
Dessa forma, o profissional será lembrado como psicólogo que leva seu trabalho a sério, por parte não só de seus pacientes, mas de colegas de profissão e também pelas empresas que ele poderá prestar serviços.
A emissão de um recibo ou nota fiscal do psicólogo também ajuda com a parte contábil da empresa, ou do empreendedor.
Sabemos que no começo da carreira como psicólogo, nem sempre é fácil conseguir clientes. Por isso, no início dos atendimentos após a formatura, muitos psicólogos ainda não conseguem manter uma boa carteira de clientes, e assim o faturamento nem sempre é alto.
Mas mesmo nesse cenário, é preciso emitir aos seus pacientes ao menos o recibo, que deve conter todas as informações da sua empresa, do paciente e do atendimento que foi prestado.
Nesse caso, é preciso regularizar seu atendimento como psicólogo na prefeitura da sua cidade, através de uma inscrição de autônomo.
Prestando atendimento como autônomo, será necessário recolher ao município o ISS e ainda os impostos sobre o faturamento Bruto, sendo o INSS autônomo e o IRPF mensal pelo carnê-leão.
Infelizmente, esses impostos podem pesar no bolso do profissional, o que pode diminuir muito os lucros dos novos psicólogos, mas você deve pagá-los e buscar ajuda de um profissional para realizar o melhor planejamento.
Para ajudar com essa parte burocrática, é importante contar com o suporte de um contador, que conheça do seu mercado e que seja de confiança.
Através de uma análise da sua situação contábil, um contador especialista irá te indicar qual o melhor regime de tributação para o seu novo empreendimento.
Nós da Gomes Contabilidade somos especializados em Psicólogos, portanto iremos te apoiar no que for preciso.