Médica cria aplicativo para facilitar entendimento de pacientes

Dr. Recomenda permite que o usuário tenha acesso às orientações sobre seu tratamento no celular ou tablet
Por Adriana Fonseca – 13/05/2015

Luiza Granado e Regina Diniz, criadora da Dr. Recomenda (Foto: Divulgação)

Há poucos dias, mostramos aqui no site que as startups da área de saúde bateram recorde de aportes nos Estados Unidos. Por aqui, não param de surgir novos negócios que relacionam saúde e tecnologia.

É o caso da Dr. Recomenda, uma plataforma de comunicação que pretende facilitar o entendimento das orientações médicas pelos pacientes.

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Durante a consulta, o médico acessa a ferramenta e transmite, em tempo real, suas recomendações ao paciente, pedidos de exames e remédios receitados.

O paciente, por sua vez, baixa o aplicativo em seu smartphone ou tablet e recebe ali as orientações sobre sua doença, a forma correta do uso dos medicamentos e lembretes automáticos sobre a data para realizar exames e retornar à consulta.

As sócias da startup, a médica endocrinologista Regina Diniz e a economista com especialização na área da saúde Luiza Granado, investiram R$ 300 mil no negócio e receberam R$ 50 mil da Aceleratech – programa de aceleração do qual participaram.

Regina conta que a versão beta da Dr. Recomenda ficou pronta em setembro de 2014, quando foram feitos dois pilotos com a indústria farmacêutica com o desafio de aumentar a adesão ao tratamento com medicamentos de uso contínuo. “No início de abril obtivemos os resultados desses pilotos: aumento da adesão em 43% em um medicamento e 67% em outra linha de medicamento”, informa a médica.

“Hoje, os pacientes saem das consultas com receitas e pedidos de exames em mãos, mas sem nenhum registro de explicações sobre seu diagnóstico e sobre as orientações médicas, o que dificulta a adesão ao tratamento. Assim, o paciente esquece as recomendações e não sabe como administrar suas doenças”, diz Regina.SAIBA MA

O lançamento da nova versão plena da ferramenta tem como parceiros um laboratório de análises clínicas com quatro unidades em São Paulo e três indústrias farmacêuticas. “Isso envolve 30 mil médicos e 1 milhão de pacientes”, segundo Regina. “Nós pretendemos, até o final do ano, engajar um terço desse público, apenas focando em vendas B2B, sem investimento em marketing. Paralelamente, temos o objetivo de dobrar nossa base de clientes da indústria farmacêutica nesse período.”

Médicos e pacientes acessam a plataforma gratuitamente. O modelo de negócio da Dr. Recomenda é B2B, no formato SAAS (Software as a Service), no qual a indústria farmacêutica e os laboratórios de análises clínicas pagam para usar a ferramenta e oferecer os serviços para médicos e pacientes.

Fonte: PEGN