Como Abrir uma Clínica Odontológica
Uma clínica odontológica tem o intuito de trabalhar para poder proporcionar para seus pacientes uma melhor condição de saúde bucal, que irá refletir uma melhor qualidade de vida.
A área de prestação de serviços odontológicos abrange todas as classes sociais e dependendo da sua estrutura e das possibilidades financeiras do empreendedor, é possível abrir uma clínica odontológica que atua em várias especialidades, tendo assim um leque maior de alternativas, atraindo mais clientes.
Para você que pretende abrir uma clínica odontológica é importante saber como é esse mercado, veja dados:
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), há dez anos o segmento de odontologia é o que mais se destaca entre outros que integram o setor brasileiro de saúde.
Em 2014, O CFO publicou uma pesquisa sobre saúde bucal, revelando que nove a cada dez brasileiros declararam ser muito importante ir regularmente ao odontólogo e 72% costumam ir pelo menos uma vez por ano.
Nessa área há uma grande diversidade de especialidades, por isso é importante que o empreendedor conheça o seu mercado e o perfil dos seus pacientes, para que eles possam atender da melhor forma possível as suas necessidades.
A parceria entre os profissionais é muito importante, pois dentro de um mesmo estabelecimento que se possa abrir sua clínica, o seu paciente pode contratar um serviço diferente, sem precisar se deslocar para outro lugar, tendo assim uma facilidade e praticidade.
Plano de Negócios
O plano de negócio é de extrema importância para você empreendedor, ele irá te ajudar a ter uma visão mais ampla sobre a sua empresa e o mercado na qual ela está inserida.
No plano de negócios você irá definir assuntos que irão te ajudar a se organizar como por exemplo, o serviço e os produtos que você irá oferecer.
O plano de negócios também te ajudara a detalhar a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento e crescimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário.
Deve-se também pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Vamos citar abaixo um resumo dos principais pontos do plano de negócios:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
Planejamento Tributário
Em grande relação com o plano de negócio, o planejamento tributário precisa ser feito antes de começar o seu negócio, para que você não pague impostos desnecessários e isso significa menos dinheiro no seu bolso.
O importante é que de forma legal você pode economizar, basta contar com a ajuda em um escritório de contabilidade especializado na área odontológica, como a Gomes Contabilidade.
A análise inclui desde saber se para você é mais vantajoso atuar como pessoa física ou pessoa jurídica, constituindo sua empresa para emissão de notas fiscais.
Na pessoa física existe a possibilidade de abater algumas despesas necessárias à sua atividade, como por exemplo conta de energia, telefone, taxas anuais de conselho de classe, custos com funcionários etc.
Então com isso tudo organizado e registrado em livro caixa o seu imposto poderá reduzir consideravelmente.
Já na pessoa jurídica (PJ), a sua clínica poderá optar pelos regimes:
- Simples Nacional
- Lucro Presumido
- Lucro Real
Na maioria das vezes o regime de Lucro real não é vantajoso para empresas prestadoras de serviço, mas já o Simples Nacional e Lucro presumido pode reduzir e muito a carga tributária, sendo que no Simples Nacional você pode chegar a pagar 6% sobre o faturamento.
A escolha do local
Um dos principais pontos do sucesso de um empreendimento é a escolha da localização.
Para você que deseja abrir uma clínica odontológica, é preciso escolher locais que possuam uma grande movimentação e que essa movimentação tenha em maior número, o seu público alvo.
O dentista empreendedor precisa ficar atento e dar preferência para aqueles locais que possuam pontos de ônibus, estacionamento e metro por perto, outro ponto a ser considerado é a visibilidade e por isso, escolha um estabelecimento que seja visível ao público, consulte a vizinhança para saber se o local é seguro e por último, mas não menos importante, o local escolhido deve ser aquele que comporta o orçamento inicial previsto.
Contratação de Colaboradores
A contratação de colaboradores vai depender da necessidade e do tamanho de empreendimento.
Para iniciar a clínica o empreendedor irá precisar de: Especialista, Recepcionista e Instrumentador.
O profissional dentista sempre trabalhara em parceria com um protético, que é o profissional de nível técnico que elabora as próteses e esse profissional ele geralmente tem seu próprio negócio.
Como se trata de uma área vinculada à saúde, é muito importante que você empresário fique atento nas exigências da legislação quanto à prevenção de acidentes, ao uso de vacinas e a outras medidas.
É necessário também que todos os funcionários cumpram os procedimentos obrigatórios, devendo passar por constantes capacitações profissionais.
Vamos citar abaixo algumas especialidades:
A clínica odontológica pode atender especialidades distintas, como por exemplo:
- Acupuntura
- Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
- Dentística
- Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
- Endodontia
- Estomatologia
- Homeopatia
- Implantodontia
- Odontogeriatria
- Odontologia do Esporte
- Odontologia do Trabalho
- Odontologia Legal
- Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
- Odontopediatria
- Ortodontia
- Ortopedia Funcional dos Maxilares
- Patologia Oral e Maxilo Facial
- Periodontia
- Prótese Buco-Maxilo-Facial
- Prótese dentaria
- Radiologia Odontológica e Imaginologia
- Saúde Coletiva
A estrutura e os equipamentos
A estrutura mínima recomendável pode variar de clínica para clínica, porém você deve considerar estabelecimentos que comportam a recepção, sala de espera dos pacientes, depósitos de materiais de limpeza, sanitários, central de materiais esterilizados, copa, sala administrativa e consultório.
Vamos citar abaixo alguns equipamentos necessários:
- Ar condicionado;
- Cadeira odontológica;
- Micromotor odontológico;
- Aparelho de radiografia intra/extraoral;
- Aparelho de sucção de alta/baixa potência;
- Equipamento para profilaxia odontológica – bicarbonato de sódio/ ultrassom;
- Motor elétrico;
- Fotopolimerizador;
- Aparelho de polimerização de resinas;
- Compressor;
- Foco cirúrgico;
- Toalhas e materiais descartáveis;
- Pia para lavagem de materiais;
- Iluminação apropriada;
- Poltronas para espera;
- Telefones;
- Material de escritório;
- Autoclave;
- Seladora;
- Materiais odontológicos em geral;
- Armários.
Divulgação e dicas
A divulgação é um instrumento de extrema importância para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes, o marketing deve estar focado no porte e no público alvo escolhido.
O empreendedor deve investir nos mais variados meios de divulgação, como materiais impressos e digitais, por exemplo, cartões de visita, flyer, folders, um bom site constando todas as informações necessárias que seus clientes precisam da clínica e dos seus serviços , e é claro nos dias atuais as redes sociais são os maiores meios de divulgação aposte firme nelas.
Uma dica de negócio, você profissional que deseja abrir uma clínica odontológica em pode apostar em uma tendência de mercado que vem crescendo nos últimos tempos e que haja maior procura, procure uma locação/aquisição de espaços em estabelecimentos comerciais como por exemplo, prédios de escritórios, centros comerciais, shoppings, por possuírem um maior fluxo de pessoas as regiões centrais também são valorizadas por concentrarem uma movimentação de pessoas muito grande durante o dia.
Quais são os documentos necessários para uma clínica odontológica?
Os principais documentos para abrir sua clínica são:
- Cópia RG;
- Cópia CPF;
- Cópia título de eleitor;
- Cópia da certidão de nascimento (quando solteiro) ou certidão de casamento;
- Cópia da Carteira CRO;
- Dados do IPTU do imóvel, de onde será a empresa;
- Cópia do contrato de locação do imóvel da empresa (se for alugado);
- Cópia do comprovante de endereço do proprietário;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Qual o processo para abrir uma clínica odontológica?
Assim que toda a documentação for acertada, as informações são enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial e é iniciado o processo de abertura.
A aprovação leva 3 a 5 dias úteis após o envio, significando que você já terá o número do CNPJ. Porém, para emitir notas, é necessário estar cadastrado também na Prefeitura. No total, a média para completar esse processo é de 7 a 10 dias.
Em algumas cidades é necessário também realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. Essa análise é feita pela Prefeitura para determinar se a empresa pode ou não utilizar determinado imóvel para determinado comércio.
Algumas pessoas escolhem um local que desejam se instalar, investem nesse imóvel, e só depois descobrem que não podem atuar ali.
É muito tempo e dinheiro perdido, sendo que se contassem com o apoio de um profissional ligado nessa área, evitariam esse transtorno.
Por isso, não se esqueça de fazer o pedido de Análise Prévia de Viabilidade do local.
Nós da Gomes Contabilidade realizamos todo o processo para você empreendedor que deseja abrir sua clínica odontológica e obter sucesso, realizamos de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Entre em contato e inicie seu projeto com a Gomes Contabilidade