Abrir Clínica de Dermatologia

 

Você que é médico(a) dermatologista e deseja começar o seu negócio, mas ainda não sabe por onde começar, nós da Gomes Contabilidade iremos te auxiliar.

O mercado para Médicos(as) Dermatologistas

Os dermatologistas são os médicos responsáveis a diagnosticar doenças relacionadas a pele, cabelo, unhas, dentre outros e assim tratar e prevenir, lembrando que o dermatologista também atua em procedimentos cirúrgicos e estéticos.

Um levantamento da ABD (Anais Brasileiro de Dermatologia), em 2013 apenas 9,1% cidades do Brasil contavam com dermatologistas.

O mercado está em grande expansão, mesmo que a concorrência nessa área ainda não seja muito grande, é de grande importância que o profissional dedique muito seu tempo em estudos e o principal obter bastante experiência prática.

Você daqui para frente pode deixar de ser somente médico, e passar a ser um médico empreendedor, fazendo o que ama e ainda conhecendo e tendo apoio na gestão de sua clínica

É necessário ter um plano de negócios

Você médico(a) dermatologista que deseja abrir uma clínica de dermatologia é de extrema importância ter um plano de plano de negócios para que você consiga obter o sucesso esperado

O plano de negócios irá apresentar para você profissional da área de dermatologia uma visão totalmente ampla sobre a sua clínica e o mercado na qual ela está inserida, ele irá tratar sobre: todos os serviços que a sua clínica irá oferecer, ele irá detalhar também toda a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da sua clínica.

Para poder desenvolver o planejamento será necessário juntar todos os investimentos de máquinas, equipamentos, material, pagamento de funcionários, e é claro pesquisar sobre o público que irá contratar seus serviços e quais seus principais concorrentes.

Vamos citar abaixo os principais pontos do plano de negócios para se abrir uma clínica de dermatologia:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

Qual a melhor localização para abrir uma clínica de dermatologia?

A escolha da localização para a sua clínica de dermatologia é muito importante para o sucesso do seu empreendimento.

Para escolher a localização é preciso pensar e levar em consideração todos os aspectos que irão influenciar diretamente no faturamento do seu negócio, como por exemplo, o melhor ponto que irá favorecer a visibilidade, comodidade e acessibilidade para os clientes da sua clínica.

Quais documentos são necessários para abrir uma clínica de dermatologia?

Para abrir uma clínica de dermatologia é preciso alguns documentos e vamos citá-los:

  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Analisar qual tipo de atendimento será implementado, de acordo com os 54 tipos que existem segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde)

Com isso em mãos iremos providenciar o seu contrato social e os registros para obtenção:

  • Registros na Junta Comercial ou cartório;
  • CNPJ;
  • Alvará de funcionamento;
  • Vigilância Sanitária;
  • Regularizar o seu consultório obtendo o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Quais as formas que você médico(a) dermatologista pode atuar?

Você que é dermatologista pode atuar de duas formas na parte fiscal, que são elas: autônomo ou pessoa jurídica.

  • Autônomo: você irá pagar seus impostos na pessoa física, ou seja, você terá que pagar mensalmente o imposto de renda pessoa física, fazendo o cálculo pelo carnê leão e mais o INSS Autônomo.
  • Pessoa Jurídica: Nesse perfil você passa a ter mais acesso ao perfil de empreendedor e novas possibilidades de gestão de seu negócio e carreira. Você terá o apoio de um contador especializado no seu ramo para lhe orientar e apoiar tanto na parte burocrática e na gestão do negócio.

Independente da forma acima que você escolha, você pode contar com a ajuda de um contador especializado na área da saúde, pois mesmo como autônomo pessoa física, o seu consultório pode desenvolver controles financeiros e contabilidade para apoiar a sua gestão.

Então qual a melhor opção? Pessoa Física ou Pessoa Jurídica? O que muda?

Será necessário analisar a sua situação para apresentar para você qual será a opção mais viável para que sua clínica de dermatologia tenha sucesso.

Na pessoa física você irá fazer o carnê leão mensal para o recolhimento do imposto de renda pessoa física.

Para cada paciente seu, um recibo deverá ser emitido, ou seja, você irá fazer um controle como o carnê leão, e poderá optar também pelo livro caixa, pois na sua clínica você terá despesas do negócio que podem ser dedutíveis como:

São elas: aluguel, secretária (com registro em carteira), internet etc. Que são pertinentes ao seu negócio, e que poderão ser abatidos na base de cálculo de imposto de renda. Nós fazemos esse cálculo para você somando também o INSS autônomo e analisamos se a tributação por pessoa física é o mais viável para o seu caso.

Pessoa Jurídica – Ter um CNPJ e emitir Nota Fiscal

Na pessoa jurídica você poderá optar por alguns tipos de regime tributário que são eles:

Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Vamos detalhar melhor cada um deles para que possa entender melhor.

O Simples Nacional é o modelo de tributação mais escolhido, pelo fato de unificar o pagamento de impostos em apenas uma guia chamada de DAS (Documento de arrecadação do simples).

Ele não é tão simples assim infelizmente, pois proporciona várias alíquotas específicas por faixas de tributação (vários anexos de enquadramento), de acordo com seu faturamento anual e o tipo de atividade.

O Lucro Presumido tem esse nome pelo sistema de tributação dos seus principais impostos federais que são eles:

Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

Então, na parte federal serão o IRPJ/CSLL, PIS e COFINS, totalizando uma alíquota no montante de 11,33%, e ainda é preciso atenção para o ISSQN do Município, sendo que depende de análise da alíquota por cidade, que varia de 2% até 5%.

O Lucro Real não é indicado, pois não compensa para a maioria dos casos de prestadores de serviços, como é o caso do dermatologista, mas é bom sempre analisar, pois não é regra, pode haver exceção.

Divulgação e Dicas para sua clínica de dermatologia

A divulgação é um instrumento importantíssimo para tornar a sua clínica de dermatologia conhecida por todos seus clientes. O uso bem feito do marketing, poderá oferecer para você e sua clínica um grande sucesso. Você pode investir em todas formas de divulgação que você achar necessária para o sucesso da sua clínica como por exemplo: cartões de visitas, folders, e é claro utilizar os meios digitais como: sites, páginas nas redes sociais onde irão divulgar a sua clínica.

Agora como dica para a sua clínica, é importante que você faça pesquisas com frequência sobre o seu público-alvo, sobre o mercado e sobre a concorrência, para poder identificar serviços que ainda não foram oferecidos nas demais clínicas e que você possa oferecer, trazendo inovações e assim mais satisfação para seus clientes.

Outro ponto que é de suma importância trabalhar com colaboradores e parceiros especializados em cada área de negócio, como contadores, advogados, empresas de marketing, entre outros.

Nós da Gomes Contabilidade esclarecemos todas as dúvidas e dando todo suporte para que sua clínica obtenha sucesso.

Realizamos de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça, e ainda melhor, atendemos vários estados e cidades do Brasil pela internet.

Entre em contato e inicie seu projeto com a Gomes Contabilidade.