Vale a Pena Abrir Empresa Médica Para Receber os Honorários?
Você que é médico(a) e está analisando se é melhor abrir uma empresa e atuar como Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.
Nós da Gomes Contabilidade iremos te auxiliar, sanando suas dúvidas para a escolha daquele que lhe dê um retorno financeiro mais satisfatório e que gere uma melhor gestão para crescimento, sucesso e felicidade em sua profissão.
Por que vale a pena abrir uma empresa médica?
Comparando os seus ganhos como pessoa jurídica e como pessoa física, somente com as alíquotas dos impostos você verá que existe uma grande disparidade, mas para saber se já vale a pena migrar para pessoa jurídica o ideal é realizar cálculos para saber sua posição atual na pessoa física e qual o melhor enquadramento na PJ.
Um exemplo: o imposto de renda pessoa física tem uma tabela progressiva que vai de 7,5% até 27,5%, então dependendo de qual alíquota ou faixa você estiver enquadrado já vai compensar você abrir uma empresa com pessoa jurídica, pois os impostos como pessoa física podem ser mais altos, vamos fazer os cálculos?
Clique aqui e solicite nosso apoio
Atuação como Pessoa Jurídica
Escolhendo atuar como pessoa jurídica você terá dois principais regimes de tributação que são eles o Simples Nacional e o Lucro Presumido.
Abaixo vamos apresentar cada um deles e mostrar como é mais viável a escolha da Pessoa Jurídica do que a Pessoa Física.
O Simples Nacional é o modelo de tributação mais escolhido, pelo fato de unificar o pagamento de impostos em apenas uma guia chamada de DAS (Documento de arrecadação do simples).
Caso você se enquadre no Simples Nacional, que vai depender do fator R, você começará pagando 6% de imposto sobre seu faturamento. Olha a diferença, enquanto na pessoa física a tabela do imposto de renda já começa com 7,5%.
O Lucro Presumido tem esse nome pelo sistema de tributação dos seus principais impostos federais que são eles:
Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).
Esses dois impostos são apurados e pagos trimestralmente utilizando a receita desse período como base de cálculo bruta e com um percentual de presunção de seu lucro estipulado na legislação, de acordo com sua atividade.
Temos também o PIS/COFINS que incidem sobre a receita bruta e o ISSQN que é o imposto sobre o serviço municipal.
Caso você se enquadre no Lucro Presumido os impostos federais totalizam 11,33%, e depois soma o ISSQN que pode ser de 2% a 5%, que vai depender do município que você está localizado.
Com o Simples Nacional e o Lucro Presumido você já consegue ver uma diferença significativa nos valores dos impostos, é claro que você terá outros custos como pessoa jurídica, como: taxas municipais, conselho de medicina, honorários contábeis, tudo isso irá somar, mas mesmo assim comparando a pessoa física com a pessoa jurídica você irá economizar em grande maioria dos casos.
O importante é sobrar mais dinheiro no seu bolso, esse é o motivo que para que trabalhamos, nossos clientes precisam ser bem remunerados e assim mais felizes serão seus pacientes consequentemente.
Contratação em hospitais e clínicas
Vale a pena ressaltar outro fator muito importante que é, 90% dos hospitais contratam os médicos(as) como pessoa jurídica, pois se eles contratarem como pessoa física ele tem que pagar o INSS Patronal de 20% em cima do seu RPA (recibo de pagamento autônomo), tem também a questão do vínculo empregatício, então fica mais caro para os hospitais contratarem como pessoa física, sendo assim eles optam mais pelo(a) médico(a) pessoa jurídica.
Nós da Gomes Contabilidade esclarecemos todas as dúvidas e oferecemos todo suporte para que você e sua clínica obtenha sucesso.
Realizamos de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça, e ainda melhor, atendemos vários estados e cidades do Brasil pela internet, portanto, não importa onde esteja, converse conosco.
Entre em contato e inicie seu projeto com a Gomes Contabilidade.