Como Montar um Estúdio Fotográfico
Nos dias atuais o ramo de fotografia vem ganhando mais espaço e é um ramo promissor, já que o profissional que for especializado e tiver diferenciais terá muitos clientes.
Para muitas pessoas montar um estúdio fotográfico seria um sonho, e nós da Gomes Contabilidade estamos aqui para lhe auxiliar em todas as dúvidas que surgirem na parte burocrática e toda a organização, para que você possa garantir o sucesso.
Importância do Plano de Negócios
Para você que deseja montar um estúdio fotográfico tem que ter em mente que ter um plano de negócios é de extrema importância para que você consiga obter todo sucesso esperado.
O plano de negócios irá mostrar para você profissional uma visão mais ampla sobre o estúdio de fotografia e o mercado na qual ele está inserido, ele irá tratar sobre:
Todos os serviços e produtos a sua empresa irá oferecer, ele irá mostrar também a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento do seu estúdio fotográfico.
Para poder desenvolver o planejamento será necessário juntar todos os investimentos que serão feitos no estúdio fotográfico como:
equipamentos, material, pagamento de funcionários, e é claro pesquisar sobre o público que irá contratar seus serviços e quais seus principais concorrentes.
Existem alguns pontos que serão cruciais para o seu plano de negócios, são eles:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.
Quais são os formatos jurídicos existentes?
Definir o formato jurídico quando você for montar um estúdio fotográfico, é de extrema importância pois assim você irá evitar problemas futuros. Vamos citar abaixo os três formatos mais comuns, para que você possa entender melhor.
- Empresário Individual: uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome.
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): empresa formada somente por uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente. No EIRELI há separação jurídica entre os bens pessoais e os negócios do empreendedor. Além disso, o empreendedor responde na justiça como empresa e não como pessoa física.
- Sociedade limitada: é aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial. A Sociedade Limitada também possui separação jurídica dos bens.
Qual o melhor regime de tributação?
Vamos citar abaixo os dois regimes que são mais utilizados para você que deseja montar um estúdio fotográfico, que são eles: Simples Nacional e Lucro Presumido, já que o Lucro Real não é indicado nesse caso por nós na maioria dos estúdios de fotografia.
O Simples Nacional é o modelo de tributação mais escolhido, pelo fato de unificar o pagamento de impostos em apenas uma guia que é o DAS (Documento de Arrecadação do Simples), e também por proporcionar várias alíquotas e específicas faixas de tributação, de acordo com seu faturamento anual e o tipo de atividade.
O Lucro Presumido tem esse nome pelo sistema de tributação dos seus principais impostos federais que são eles: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). Esses dois impostos são apurados e pagos trimestralmente utilizando a receita desse período como base de cálculo bruta. Existem mais dois outros que são o Pis e a Cofins, que sua sistemática de tributação é pelo seu faturamento, totalizando só aqui quatro impostos federais e ainda se soma a isso o ISSQN que é da Prefeitura (municipal), portanto a burocracia aqui é um pouco maior.
O regime mais indicado para você que deseja montar um estúdio fotográfico é o Simples Nacional.
É importante a escolha da localização?
A escolha da localização para o montar um estúdio fotográfico é de extrema importância para o sucesso do seu empreendimento. Para escolher a localização é preciso pensar e levar em consideração todos os aspectos que irão influenciar diretamente no faturamento do seu negócio, qual o melhor ponto para montar um estúdio fotográfico que é aquele que irá favorecer a visibilidade e acessibilidade para os seus clientes.
Qual deverá ser a estrutura do estúdio fotográfico?
Para montar um estúdio fotográfico é necessário que ele tenha uma área média de 3 metros de largura por 4,5 metros de comprimento, é claro que irá depender das necessidades do empreendedor, mas é preciso que ele pense em um espaço que seja suficiente para guardar os equipamentos e no cenário.
Quais são os equipamentos necessários para montar um estúdio fotográfico?
Para montar um estúdio fotográfico são necessários alguns equipamentos, e vamos dar um pequeno exemplo básico abaixo:
- 03 flashes de 400W/Seg. reais (guia número 80, ISO 100) ou;
- 01 gerador de 1.200W/Seg. reais (guia número 134, ISO 100) com três ou quatro tochas;
- Câmera fotográfica nos formatos 120 ou 135 formato 120;
- Sombrinhas, soft, tripés, girafa, refletor;
- Fundo infinito;
- Laboratório;
- Balcão para exposição de fotos;
- Caixa;
- Móveis como cadeiras, mesa, sofá;
- Telefone;
- Computador.
Divulgação e Dicas para o seu negócio
A divulgação é um instrumento poderoso para tornar o seu estúdio fotográfico e os serviços que são oferecidos nele conhecidos por todos seus clientes. O uso bem feito da ferramenta marketing, pode proporcionar para você e seu estúdio um grande sucesso. Você poderá investir em todas as formas de divulgação que você jugar necessária para o sucesso do seu estúdio como por exemplo: cartões de visitas, folders, e é claro utilizar os meios digitais como: sites, páginas nas redes sociais onde irão divulgar o seu estúdio.
Agora como dica para o seu negócio é importante que você faça pesquisas com frequência sobre o seu público-alvo, sobre o mercado e sobre a concorrência, para poder identificar pontos de desejo que ainda não foram entregues por ninguém e que você possa oferecer em seu estúdio, trazendo inovações e assim mais satisfação para seus clientes.
Nós da Gomes Contabilidade realizamos todo o processo para você empreendedor que deseja montar um estúdio fotográfico e obter sucesso, realizamos de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Entre em contato e inicie seu projeto com a Gomes Contabilidade.